As expressões aritméticas

É muito comum lidarmos com expressões aritméticas, uma vez que a maior parte de todo trabalho computacional está relacionado e envolve a utilização de cálculos. Estas expressões são definidas pelo relacionamento existente entre variáveis e constantes numéricas por meio da utilização dos operadores aritméticos. Considere a fórmula: 2 AREA = π.RAIO para o cálculo da área de uma circunferência, onde estão presentes as variáveis AREA e RAIO, a constante pi (3.14159) e os operadores aritméticos de multiplicação e também a operação de potência, que eleva o valor da variável RAIO ao quadrado.

As expressões aritméticas escritas em computação seguem um formato um pouco diferente da forma conhecida em matemática. Por exemplo à expressão: X = { 43 . [ 55 : ( 30 + 2 ) ] } é escrita em Pascal como: X <- (43 * (55 / (30 + 2))). Perceba que as chaves e colchetes são abolidos, utilizando-se em seu lugar apenas os parênteses. É também substituído o sinal de igual (=) pelos símbolos (<-) que estão no sentido de implicado ou atribuído. 

O sinal implicado ou atribuído (<-) é utilizado para indicar que o valor de uma expressão aritmética ou fórmula matemática está sendo armazenado em uma variável. No caso da fórmula para o cálculo de área de um circunferência, ela é escrita em Portugol da seguinte forma: AREA <- 3.14159 * RAIO * RAIO.

E se a fórmula a ser utilizada fosse para efetuar o cálculo da área de um triângulo, em que é necessário efetuar a multiplicação da base pela altura e em seguida dividir pela constante 2, como ficaria? Observe abaixo a fórmula padrão: 

AREA = BASE.ALTURA 
                         2

Ela deveria ser escrita como: AREA <- (BASE * ALTURA) / 2.


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (MSI 01)

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (MSI 02)

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (RDC 01)

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO (RDC 02)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades Phyton com Estrutura de Repetição

Introdução à Lógica

Leitura e Escrita de Registros