As expressões aritméticas
É muito comum lidarmos com expressões aritméticas, uma vez que a maior parte de todo trabalho computacional está relacionado e envolve a utilização de cálculos. Estas expressões são definidas pelo relacionamento existente entre variáveis e constantes numéricas por meio da utilização dos operadores aritméticos. Considere a fórmula: 2 AREA = π.RAIO para o cálculo da área de uma circunferência, onde estão presentes as variáveis AREA e RAIO, a constante pi (3.14159) e os operadores aritméticos de multiplicação e também a operação de potência, que eleva o valor da variável RAIO ao quadrado.
As expressões aritméticas escritas em computação seguem um formato um pouco diferente da forma conhecida em matemática. Por exemplo à expressão: X = { 43 . [ 55 : ( 30 + 2 ) ] } é escrita em Pascal como: X <- (43 * (55 / (30 + 2))). Perceba que as chaves e colchetes são abolidos, utilizando-se em seu lugar apenas os parênteses. É também substituído o sinal de igual (=) pelos símbolos (<-) que estão no sentido de implicado ou atribuído.
O sinal implicado ou atribuído (<-) é utilizado para indicar que o valor de uma expressão aritmética ou fórmula matemática está sendo armazenado em uma variável. No caso da fórmula para o cálculo de área de um circunferência, ela é escrita em Portugol da seguinte forma: AREA <- 3.14159 * RAIO * RAIO.
E se a fórmula a ser utilizada fosse para efetuar o cálculo da área de um triângulo, em que é necessário efetuar a multiplicação da base pela altura e em seguida dividir pela constante 2, como ficaria? Observe abaixo a fórmula padrão:
AREA = BASE.ALTURA
2
Ela deveria ser escrita como: AREA <- (BASE * ALTURA) / 2.
Comentários
Postar um comentário