Laços ou Malhas de Repetição

Existem ocasiões em que é necessário efetuar a repetição de um trecho de programa um determinado número de vezes. Neste caso, poderá ser criado um looping que efetue o processamento de um determinado trecho, tantas vezes quantas forem necessárias. Os loopings também são chamados de laços de repetição ou malhas de repetição.

Supondo um programa que deva executar um determinado trecho de instruções por cinco vezes. Com o conhecimento adquirido até este momento, o leitor com toda a certeza iria escrever o mesmo trecho, repetindo-o o número de vezes necessárias. Por exemplo, imagine um programa que peça a leitura de um valor para a variável X, multiplique esse valor por 3, implicando-o a variável de resposta R, e apresente o valor obtido, repetindo esta sequência por cinco vezes, conforme mostrado abaixo em português estruturado:




















Para estes casos existem comando apropriados para efetuar a repetição de determinados trechos de programas o número de vezes que for necessário. A principal vantagem deste recurso é que o programa passa a ter um tamanho menor, podendo sua amplitude de processamento ser aumentada sem altera o tamanho do código de programação. Desta forma, podem-se determinar repetições com números variados de vezes.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades Phyton com Estrutura de Repetição

Introdução à Lógica

Leitura e Escrita de Registros