Atribuição de Registros Heterogêneos
Os tipos registro devem ser declarados ou atribuídos antes das variáveis, pois pode ocorrer a necessidade de declarar uma variável com o tipo registro anteriormente atribuído. A declaração de um registro é citada no algoritmo em português estruturado, mas não no diagrama de blocos, que só fará menção à utilização de um determinado campo da estrutura heterogênea definida.
Para que seja declarado um tipo registro em português estruturado, deve ser utilizada a instrução tipo em conjunto com a instrução registro...fimregistro, conforme sintaxe indicada a seguir.
Em que identificador é o nome do tipo registro em caracteres maiúsculos e lista dos campos e seus tipos é a relação de variáveis que serão usadas como campos, bem como o seu tipo de estrutura de dados, podendo ser real, inteiro, lógico ou literal.
Após a instrução var, deverá ser indicada a variável tipo registro e a declaração do seu tipo de acordo com um identificador definido anteriormente. Perceba que a instrução tipo deverá ser utilizada antes da instrução var, pois ao definir um tipo de variável, pode-se fazer uso deste tipo definido.
Note que para a sintaxe anterior não é apresentada sua forma gráfica no diagrama de blocos. Isto ocorre uma vez que este tipo de citação não é indicado dentro do diagrama. Observe que todas as variáveis citadas com a instrução var também não são indicadas, ou seja, tudo o que é indicado antes da instrução inicio em português estruturado não é mencionado de forma direta dentro do diagrama de blocos.
Tomando como exemplo a proposta de criar um registro denominado ALUNO, cujos campos são NOME, NOTA1, NOTA2, NOTA3 e NOTA4, ele deve ser assim declarado:


Comentários
Postar um comentário