Matrizes com Mais de uma Dimensão

Anteriormente, houve contato com o uso de uma única variável indexada com apenas uma dimensão (uma coluna e várias linhas), quando foi utilizado o exemplo para efetuar o cálculo da média geral das médias dos oito alunos. A partir deste ponto, serão apresentadas tabelas com mais colunas, sendo assim, teremos variáveis no sentido horizontal e vertical.

Com o conhecimento adquirido até este ponto, podemos compreender como é elaborado um programa que efetue a leitura das notas dos alunos, o cálculo da média de cada aluno e no final apresentar a média do grupo, utilizando-se apenas de matrizes unidimensionais. Porém, há de considerar-se que o trabalho é grande, uma vez que se necessita manter um controle de cada índice em cada matriz para um mesmo aluno.

Para facilitar o trabalho com estruturas deste porte é que serão utilizadas matrizes com mais dimensões. A mais comum é a matriz de duas dimensões por se relacionar diretamente com a utilização de tabelas. 

Matrizes com mais de duas dimensões são utilizadas com menos frequência, mas poderão ocorrer momentos em que se necessite trabalhar com um número maior de dimensões, porém estas são fáceis de utilizar se já estiver sendo bem dominando a utilização de uma matriz com duas dimensões. 

Um importante aspecto a ser considerado é que na manipulação de uma matriz tipo vetor é utilizado uma única instrução de looping (enquanto, para ou repita). No caso de matrizes com mais dimensões, deverá ser utilizado o número de loopings relativo ao tamanho de suas dimensão. 

Desta forma, uma matriz de duas dimensões deverá ser controlada com dois loopings, de três dimensões deverá ser controlada por três loopings e assim por diante.

Em matrizes de mais de uma dimensão os seus elementos são também manipulados de forma individualizada, sendo a referência feita sempre por meio de dois índices: o primeiro para indicar a linha e o segundo para indicar a coluna. Desta forma, TABELA[2,3] indica que está sendo feita uma referência ao elemento armazenado na linha 2 coluna 3. Pode-se considerara que uma matriz com mais de uma dimensão é também um vetor, sendo válido para este tipo de matriz tudo o que já foi utilizado anteriormente para as matrizes de uma dimensão. 

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO RDC 01

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO RDC 02

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO MSI 01

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO MSI 02

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades Phyton com Estrutura de Repetição

Introdução à Lógica

Leitura e Escrita de Registros