Repetição do Tipo: Variável de Controle

Anteriormente, foram vistas duas formas de elaborar looping. Uma usando o conceito enquanto e a outra usando o conceito repita. Foi visto também como elaborar rotinas que efetuaram a execução de um looping um determinado número de vezes com a utilização de um contador (por meio de uma variável de controle).

Porém, existe uma possibilidade de facilitar o uso de contadores finitos sem fazer uso das duas estruturas anteriores, deixando-as para utilização de loopings em que não se conhece de antemão o número de vezes que uma determinada seqüência de instruções deverá ser executada. Os loopings que possuem um número finito de execuções poderão ser processados por meio de estrutura de laços contados do tipo para, sendo conseguida com a utilização do conjunto de instruções para...de...ate...passo...faca...fimpara.

A estrutura para...de...ate...passo...faca...fimpara tem o seu funcionamento controlado por uma variável denominada contador. Sendo assim, poderá executar um determinado conjunto de instruções um determinado número de vezes.

Com relação à apresentação gráfica em um diagrama de blocos, existem várias formas adotadas por diversos profissionais no mercado, sendo assim, não existe um padrão de montagem do diagrama.

Diagrama de Blocos

Com relação ao diagrama de blocos, será indicada a variável a ser controlada com a implicação dos valores de início, fim e incremento, separados por vírgula. Para representar esta operação em um diagrama de blocos, será utilizado o símbolo denominado Processamento predefinido ou Preparação, representado pela figura de um hexágono.






Para exemplificar, considere o problema anterior: “Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar esse valor por 3, implicando-o à variável de resposta R, e apresentar o valor obtido, repetindo esta seqüência por cinco vezes”.

Algoritmo

  1. Definir um contador, variando de 1 a 5; 
  2. Ler um valor para a variável X; 
  3. Efetuar a multiplicação do valor de X por 3, implicando o resultado em R; 
  4. Apresentar o valor calculado, contido na variável R; 
  5. Repetir os passos 2, 3, 4 e 5 até que o contador seja encerrado. 
Diagrama de Blocos



















Será executado o conjunto de instruções entre para e a instrução fimpara, sendo a variável CONT (variável de controle) inicializada com valor 1 e incrementada de mais 1 por meio da instrução passo até o valor 5. Este tipo de estrutura de repetição poderá ser utilizado todas as vezes que houver a necessidade de repetir trechos finitos, em que se conhecem os valores inicial e final.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades Phyton com Estrutura de Repetição

Introdução à Lógica

Leitura e Escrita de Registros