Repetição do Tipo: Teste Lógico no Fim do Looping

Caracteriza-se por uma estrutura que efetua um teste lógico no fim de um looping. Esta estrutura é parecida com a enquanto. A estrutura em questão é denominada de repita, sendo conseguida com a utilização do conjunto de instruções repita...ate.

A estrutura repita...ate tem o seu funcionamento controlado por decisão. Porém, irá efetuar a execução de um conjunto de instruções pelo menos uma vez antes de verificar a validade da condição estabelecida. Diferente da estrutura enquanto que executa somente um conjunto de instruções, enquanto a condição é verdadeira.

Desta forma repita tem seu funcionamento em sentido contrário a enquanto, pois sempre irá processar um conjunto de instruções no mínimo uma vez até que a condição se torne Verdadeira. Para a estrutura repita um conjunto de instruções é executado enquanto a condição se mantém Falsa e até que ela seja Verdadeira

Para exemplificar a utilização de repita, será utilizado o mesmo exemplo anterior: “Pedir a leitura de um valor para a variável X, multiplicar esse valor por 3, implicando-o à variável R, e apresentar o valor obtido, repetindo esta sequência por cinco vezes”. 

Algoritmo

  1. Criar uma variável para servir como contador com valor inicial 1; 
  2. Ler um valor para a variável X ; 
  3. Efetuar a multiplicação do valor de X por 3, implicando o resultado em R; 
  4. Apresentar o valor calculado contido na variável R; 
  5. Acrescentar +1 a variável contador, definida no passo 1; 6. Repetir os passos 2, 3, 4 e 5 até que o contador seja maior que 5 
Diagrama de Blocos



Logo após o início do programa, a variável contador é atribuída com o valor 1 (CONT <- 1). Em seguida, a instrução repita indica que todo trecho de instruções situado até a instrução ate (CONT > 5)deverá ter seu processamento repetido até que a condição (CONT > 5) seja satisfeita.

Sendo assim, tem início a execução da rotina de instruções contidas entre as instruções repita...ate. Depois de efetuar a primeira execução das instruções o programa encontra a linha CONT <- CONT +1; neste momento a variável CONT é somada a mais 1, passando a ter o valor 2. Em seguida é encontrada a linha com a instrução ate (CONT > 5), que efetuará o retorno à instrução repita para que seja reprocessada a sequência de comandos, até que o valor da variável CONT seja maior que 5 e encerre o looping.

A seguir, é apresentado o exemplo em que não se utiliza o contador como forma de controle de execução de vezes de uma rotina em uma estrutura de repetição. Considere que será o usuário que encerrará o processamento segundo a sua vontade.

Algoritmo

  1. Iniciar o programa e o modo de laço repita; 
  2. Ler um valor para a variável X ; 
  3. Efetuar a multiplicação do valor de X por 3, implicando o resultado em R; 
  4. Apresentar o valor calculado contido na variável R; 
  5. Solicitar do usuário se este deseja ou não continuar o programa; 
  6. Repetir os passos 2, 3, 4 e 5 até que a resposta do usuário seja diferente de sim.
Diagrama de Blocos




Veja que a variável RESP não precisou ser inicializada com algum valor, pois mesmo que o tivesse feito, não exerceria influência direta sobre a estrutura repita, uma vez que no mínimo são sempre executadas as instruções constantes no looping, pra somente no final ser verifica a condição, no caso RESP < > "sim".








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades Phyton com Estrutura de Repetição

Introdução à Lógica

Leitura e Escrita de Registros