Memória e processamento de dados
Memória é um local no computador que serve para armazenamento de dados. Sabemos que a memória do computador é dividida em: Principal (Memória RAM) e Secundária (HDs, CDs ROM, entre outros). A memória principal é um espaço reservado para armazenamento de programas ou grupos de instruções a serem executados pelo computador, diretamente controlada pela unidade central de processamento (CPU).
Para entendermos melhor o conceito de memória, observe o algoritmo abaixo:
Algoritmo “SOMA_DOIS_NUMEROS”
1- Início.
2- Pegue uma calculadora.
3- Se a calculadora estiver desligada, ligue-a.
4- Digite um número qualquer na calculadora.
5- Aperte a tecla com o sinal de +.
6- Digite outro número qualquer na calculadora.
7- Aperte a tecla com o sinal de =.
8- Veja o resultado no visor.
9- Fim
Pensemos no conceito de memória a partir desse momento! Nas linhas 4 e 6 do algoritmo acima, para onde vão os números digitados? E o resultado na linha 8 no visor da calculadora, onde é armazenado?
Os questionamentos acima podem ser respondidos por meio do Conceito de Memória. Se pensarmos bem, uma calculadora pode simular um computador, pois a mesma é dotada de estrutura básica de ENTRADA, PROCESSAMENTO, MEMÓRIA E SAÍDA.
Pense bem! Se tivéssemos digitado os números 5 e 7 na calculadora teríamos como resultado o número 12. Ou seja, 5 + 7 = 12. Certo?
O processamento para resolução do Algoritmo “SOMA_DOIS_NUMEROS” poderia ser descrito na MEMÓRIA DA CALCULADORA conforme demonstrado na tabela 1.
Percebam que na segunda, terceira e quarta colunas da tabela 2 existem as Variáveis NUMERO1, NUMERO2 e SOMA.



Comentários
Postar um comentário