Tipos de Dados e instruções Primitivas
Tipos de Informação
Antes de iniciar o estudo de programação, é necessário considerar que um computador nada mais é do que uma ferramenta utilizada para solucionar problemas que envolvam a manipulação de informações, sendo que essas informações classificam-se grosso modo em dois tipos básicos: dados e instruções.
Tipos de Dados
Os dados são representados pelas informações a serem tratadas (processadas) por um computador. Essas informações estão caracterizadas por três tipos de dados, a saber: dados numéricos (inteiros e reais), dados caracteres e dados lógicos.
Tipos Inteiros
São caracterizados como tipos inteiros os dados numéricos positivos ou negativos, excluindo-se destes qualquer número fracionário. Como exemplo deste tipo de dado têm-se os valores: 35, 0, -56, entre outros.
Tipos Reais
São caracterizados como tipos reais os dados numéricos positivos, negativos e números fracionários. Como exemplo deste tipo de dado têm-se os valores: 35, 0, -56, 1.2, -45.897, entre outros. (Observe que quando estamos tratando números em programas devemos utilizar a notação inglesa e substituir a vírgula pelo ponto flutuante).
Tipos Literais
São caracterizados como tipos literais às seqüências contendo letras, números e símbolos especiais. Uma seqüência de caracteres deve ser indicada entre aspas (“”). Este tipo de dado é também conhecido como: alfanumérico, string, caracter ou cadeia. Como exemplo deste tipo de dado, tem-se os valores: “media”, “Rua Figueiredo Oliveira, 52 Apto 34”, “Fone: 5560-6637”, “0”, “734-48”, “Fernanda”, entre outros.
Tipos Lógicos
São caracterizados como tipos lógicos os dados com valores verdadeiro e falso, sendo que este tipo de dado poderá representar apenas um dos valores. Ele é chamado por alguns de tipo booleano, devido à contribuição do filósofo e matemático inglês George Boole na área da lógica matemática.
O Uso de Variáveis
Tem-se como definição de variável tudo aquilo que é sujeito a variações, que é incerto, instável ou inconstante. E quando se fala de computadores, temos que ter em mente que o volume de informações a serem tratadas é grande e diversificado. Desta forma, os dados a serem processados serão bastante variáveis.
Todo dado a ser armazenado na memória de um computador deve ser previamente identificado, ou seja, primeiro é necessário saber qual o seu tipo para depois fazer o seu armazenamento adequado. Estando armazenado o dado desejado, ele poderá ser utilizado e manipulado a qualquer momento.
Para utilizar o conceito de variável, imagine que a memória de um computador é um grande arquivo com várias gavetas, sendo que cada gaveta pode apenas armazenar um único valor (seja ele numérico, lógico ou caractere). Se for um grande arquivo com várias gavetas, você há de concordar que é necessário identificar com um nome a gaveta que se pretende utilizar. Desta forma o valor armazenado pode ser utilizado a qualquer momento.
O nome de uma variável é utilizado para sua identificação e posterior uso dentro de um programa. Sendo assim, é necessário estabelecer algumas regras de utilização das variáveis:
• Nomes de uma variável poderão ser atribuídos com um ou mais caracteres;
• O primeiro caractere do nome de uma variável não poderá ser, em hipótese alguma, um número;
sempre deverá ser uma letra;
• O nome de uma variável não poderá possuir espaços em branco;
• O nome de uma variável não poderá ser uma palavra reservada (uma instrução ou comando);
• Não poderão ser utilizados outros caracteres a não ser letras, números e sublinhado.
São nomes válidos de variáveis: NOMEDOUSUARIO, telefone, x, z, delta_25, z1, entre outros. São nomes inválidos de variáveis: NOME DO USUARIO, 25_delta, telefone#, escreva (é uma palavra reservada, no caso do nosso Portugol.
Devemos ainda considerar que dentro de um programa uma variável pode exercer dois papéis. Um de ação, quando é modificada ao longo de um programa para apresentar um determinado resultado, e o segundo de controle, a qual poderá ser “vigiada”e controlada durante a execução de um programa.
O Uso de Constantes
Tem-se como definição de constante tudo aquilo que é fixo ou estável. E existirão vários momentos em que este conceito deverá estar em uso. Por exemplo, o valor 1.23 da fórmula seguinte é uma constante: RESULTADO <- ENTRADA * 1.23.
Os Operadores Aritméticos
Tanto variáveis como constantes poderão ser utilizadas na elaboração de cálculos matemáticos, ou seja, na elaboração de expressões aritméticas, desde que estejam estabelecidas como do tipo real ou inteira, e para que isto ocorra é necessário à utilização de operadores aritméticos.
Os operadores aritméticos são classificados em duas classificados em duas categorias, sendo binários ou unários. São binários quando atuam em operações de exponenciação, multiplicação, divisão, adição e subtração. São unários quando atuam na inversão de um valor, atribuindo a este o sinal positivo ou negativo. Veja em seguida, a tabela de prioridade matemática existente quando da utilização destes operadores:

Comentários
Postar um comentário