Desvio Condicional Simples
Já foi visto anteriormente como trabalhar com entradas, processamentos e saídas com a utilização de variáveis, constantes e operadores aritméticos. Apesar de já se conseguir solucionar problemas e transforma-los em programas, os recursos até aqui estudados são limitados, pois haverá momentos em que um determinado valor dentro de um programa necessitará ser tratado para se efetuar um processamento mais adequado. Imagine a seguinte situação: um programa que apresente a média escolar de um aluno. Até aqui, muito simples, mas além de calcular a média, o programa deve apresentar se ele está aprovado ou reprovado segundo a análise de sua média. Observe que aqui será necessário verificar a média do aluno para então tomar uma decisão no sentido de apresentar a sua real situação: aprovado ou reprovado
Para solucionar o problema proposto, é necessário trabalhar uma nova instrução: se..entao...fimse. A instrução se...entao...fimse tem por finalidade tomar uma decisão. Sendo a condição verdadeira, serão executadas todas as instruções que estejam entre a instrução se...entao e a instrução fimse. Sendo a condição falsa, serão executadas as instruções que estejam após o comando fimse.
Diagrama de Blocos
Observe no diagrama a existência das letras S e N, além das linhas com seta indicando a direção do processamento, colocadas juntamente com o símbolo de Decisão. O S representa sim e está posicionado para indicar que um determinado bloco de operações será executado quando a condição atribuída for verdadeira. O N está para não e será executado quando a condição for falsa. O símbolo do losango, ou melhor dizendo, Decisão deverá ser utilizado em situações em que haja a necessidade de usar uma decisão dentro do programa. uma decisão será tomada sempre com base em uma pergunta, como RESPOSTA = “sim”, e é esta pergunta que deverá estar indicada dentro do símbolo de losango.


Comentários
Postar um comentário